DEPOIMENTOS




Meu nome é Neusa Alves Assenza e estou deficiente visual há 28 anos.

Quando tudo isto começou eu tinha uma vida bem comum, trabalhava, estudava, porém, sem uma causa definida, fui perdendo a visão e isto foi me limitando em minhas atividades corriqueiras... eu gostava muito de ler, fazer crochê, pintar e tudo isto ficou prejudicado com a deficiência. Deixei de trabalhar, fui adentrando a um mundo diferente daquele a que estava acostumada.

Quando me foi sugerido que fizesse o Curso de Terapeuta em Selfhealing confesso que hesitei, pois de tudo o que vivera, a inclusão foi o processo mais sofrido que enfrentei em algumas situações.

Qual não foi minha surpresa, quando comecei e descobri que o pessoal da ABSH estava fazendo a primeira edição deste curso e também eles estariam aprendendo como lidar comigo. Nunca me senti tão bem aceita como ali. Os instrutores buscam formas de me passar o conteúdo, demonstrando tecnicamente o procedimento, assistindo à execução do movimento, corrigindo, ajudando, explicando. Os colegas não poupam esforços para me ajudarem e eis me aqui a meio do curso, extremamente satisfeita, certa de que estou adquirindo uma ferramenta de alto valor para minha vida pessoal e profissional.

A todos os funcionários da ABSH, aos instrutores e aos colegas, meus parabéns pela iniciativa e meus agradecimentos sinceros por tudo.   



*****************
 

Aimar chegou com diagnóstico de glaucoma, intoxicação medicamentosa, lesão no olho esquerdo estacionada, hipermetropia, astigmatismo.
Passou por 04 sessões. Resolveu suspender o uso de medicamentos e colírio e está muito bem.  Segue seu relato: 

 Sou Aimar, na 2ª consulta após a massagem percebi que estava tensa anteriormente, pela presente situação de extremo bem-estar. Senti como se estivesse sem uma armadura pesada que imobiliza todos os movimentos, desde os mais simples aos mais elaborados. Pior, essa sensação de estar vestida de armadura me acompanhava durante uns bons anos.

Agora, entretanto eu adquiria meu corpo normal, de carne e osso. Ao sair do consultório, já na rua, uma grata surpresa: sem óculos, eu enxergava de uma maneira que não fazia há muito tempo. Explico: desde que passei a usar óculos passei a ver de uma maneira praticamente plana, parecia q tudo era chapado, bidimensional, e agora, por incrível que possa parecer, eu finalmente readquiria a percepção de 3ª dimensão.

Mais, outra surpresa: a cor dos objetos, pessoas e paisagem, enfim, se avivara tremendamente. Tudo ficou mais colorido, mais vivo. A continuar nesse processo de óculos e sem exercícios, eu me pergunto se não perderia toda a visão, ou enxergaria em branco e preto.

Na 3ª consulta, durante a massagem, na metade, eu senti a gostosa sensação de estar viva, calma e experimentei total relaxamento dos olhos.

Na rua dessa vez, a vontade de correr, como nos tempos de criança. Incrível sensação, mas muito verdadeira e gostosa. Sensação: felicidade e alegria de ter recuperado algo de muito precioso e imprescindível para todos nós: saber q as coisas continuam após o diagnóstico de glaucoma, mas que podem ser encaradas com serenidade e enfrentadas de uma maneira bastante positiva e com uma perspectiva de bons resultados.

Numa manhã, caminhando em direção ao sol, consegui fazê-lo normalmente, sem precisar fugir com os olhos.